Publicado em: 01/11/2019
Compartilhar esta página:
O Sincomércio Piracicaba esclarece e alerta que pela Lei Federal 10.101/00, que trata da abertura do comercio nos feriados proíbe categoricamente as atividades comerciais nesses dias senão constar expressamente em “Convenção Coletiva de Trabalho”. Ou seja, a intenção do Sindicato dos Empregados em tentar firmar Acordos Coletivos Individuas com as empresas é ilegal e pode gerar consequências e penalizações aos que insistirem nesta pratica.
Além do mais ao contrário do que prega o Sindicato dos Empregados, a abertura dos feriados neste próximo mês de novembro não deveria estar condicionada a assinatura da nova Convenção Coletiva de Trabalho, mesmo porquê a autorização pode ser feita mediante um termo de “aditamento à Convenção Coletiva”, sendo correto que os valores dos benefícios já garantidos aos comerciários seriam pagos nos mesmo valores praticados durante este ano, sem qualquer redução.
O Sincomércio Piracicaba informa que as tratativas para elaboração da nova Convenção Coletiva de Trabalho já se arrastam por seis rodadas de negociação, com várias propostas ofertadas pelo patronal e sempre rechaçadas pelo Sindicatos dos Empregados.
Em nenhum momento o Sincomércio Piracicaba pretendeu retirar benefícios dos trabalhadores – discurso desgastado e inverídico utilizado pelo Sindicato dos Empregados.
Por exemplo, na última roda de negociação, realizada dia 30 de outubro, p.p., foi discutida e ofertada, assim como queria o Sindicato dos Empregados, uma proposta que contemplava reajuste acima da inflação para todos os comerciários. Proposta esta que deveria obter o aval das Assembleias, porém, mais uma vez, a proposta não foi aceita.
Inclusive esta última proposta ficou comprovada, matematicamente, que além dos reflexos em 13º salário, férias, FGTS, etc, os trabalhadores iam ter um ganho real de salário.
Ou seja, o Sincomércio Piracicaba está fazendo a sua parte procurando todas as formas para que as partes possam chegar a um consenso. Contudo, até a presente data, não vislumbramos boa vontade do Sindicato dos Empregados.
Em recente pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Empregados, a maioria dos trabalhadores não é contrária aos trabalhos nos feriados (30,50% favoráveis + 26,75 indiferentes, ou seja, 57,25%).
Mas, parece que o Sindicato dos Empregados ignora os resultados de sua própria pesquisa, pois cria factoides dificultando que os comerciários recebam mais pelos trabalhos nos feriados. Em verdade, segundo dados da pesquisa 70% dos comerciários dos que são favoráveis à abertura o fazem para que tenham um aumento nos seus rendimentos.
Se levarmos em conta que no mês de novembro serão três feriados com risco do comercio não trabalhar nesses dias, chega às raias da irresponsabilidade a atitude perpetrada pelo Sindicato dos Empregados, a qual só podemos lamentar.
Dessa forma, o Sincomércio Piracicaba reitera sua posição de estar sempre aberto a negociações, podendo afirmar que durante toda a sua existência nunca pensou em prejudicar os trabalhadores, que são o maior patrimônio de que dispõe. Tanto é verdade, que fazendo menção novamente à pesquisa do Sindicato dos Empregados, 92% manifestaram sua satisfação com os seus respectivos patrões.
Para finalizar, lembramos que a situação econômica atual não permite que façamos concessões acima do possível e, assim pensando, damos prioridade à manutenção das atuais vagas de empregos, garantido o sustento das milhares de famílias que dependem do comercio piracicabano.
Diretoria do Sincomércio Piracicaba