SINCOMÉRCIO Piracicaba

Nota oficial

Sincomércio Piracicaba esclarece que o comércio vai funcionar em horário especial de final de ano

Publicado em: 30/11/2018

Compartilhar esta página:

 

NOTA OFICIAL

 

Sincomércio Piracicaba esclarece que o comércio vai funcionar em horário especial de final de ano

 

Piracicaba, 30 de novembro de 2018 – A convenção coletiva do comércio varejista de Piracicaba ainda está em negociação entre o Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba e Região, porém o Sincomércio alerta que o impasse não vai impedir a abertura das lojas em horário especial de final de ano.

 

Segundo o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, se a convenção não for definida até na segunda-feira, 03, no dia seguinte será convocada uma coletiva de imprensa para orientar os comerciantes sobre a abertura. “O que pode acontecer se não houver acordo é de o comércio não funcionar no feriado municipal de 8 de dezembro, o que implicaria que os comerciários folgam nesse dia, mas trabalham no Carnaval. Porém, essa data coincide com o pagamento e início do período de festas, quando o movimento costuma ser grande, beneficiando tanto os empresários como os comerciários, principalmente os que são comissionados”, explica.

 

O Sincomércio, por meio de aprovação em assembleia, ofereceu aos comerciários desde o início das negociações o repasse da inflação, de 3,64%. Além disso, foi ofertada uma bonificação de R$ 270,00 como contrapartida de uma desoneração no trabalho durantes os feriados, um dos mais caros do Estado de São Paulo. “Hoje, o lojista tem que pagar 100% de hora-extra, um dia de folga, mais uma bonificação que pode chegar a R$ 70,00 por funcionário. Não se trata de tirar direitos do comerciário, mas sim de adequar a convenção ao momento econômico atual do setor”, esclarece Nozella.

 

Com a negativa do Sindicato dos Empregados em desonerar os feriados, o Sincomércio ofereceu então a reposição da inflação sem o abono, mas a proposta também foi negada. “A diretoria dos Sindicato dos Comerciários alega que na região houve convenções com repasse acima da inflação, mas as poucas que o fizeram tiveram contrapartida. Trata-se de uma negociação, que precisa ser boa para ambos os lados”, diz o presidente.

 

O Sincomércio Piracicaba está disposto a negociar de forma justa e condizente com a forma que sempre conduziu o processo de assinatura das convenções coletivas do trabalho.

 

Diretoria do Sincomércio do Comércio Varejista de Piracicaba e Região