SINCOMÉRCIO Piracicaba

Cidadania

Sincomércio e Sesc Piracicaba propõem atividades na Penitenciária da cidade

Publicado em: 26/02/2018

Compartilhar esta página:

As diretorias do Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista) e do Sesc Piracicaba visitaram a Penitenciária da cidade, com o objetivo de conhecer melhor os trabalhos da unidade e promover parcerias entre as entidades.

Eles foram recebidos pelo diretor Elcio José Bonsaglia e sua equipe que contaram como se dá a rotina dos reeducandos e dos funcionários do local. Os números surpreendem, na cozinha da penitenciária são produzidas 10.500 refeições/dia, que também atendem o Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade. Todo o trabalho é feito pelos reeducandos, que aprendem a manipular e preparar os alimentos e também têm remissão da pena, conforme prevê a lei.

Além da cozinha, a unidade prisional tem uma horta, também cultivada por reeducandos, que fornece hortaliças para as refeições preparadas no local e faz doações para três creches, um asilo e para o Centro de Reabilitação de Piracicaba. Os reeducandos também trabalham produzindo kits hidráulicos e sacolas para lojas.

Além da parte laboral, a Penitenciária conta com 5 salas de aula de educação formal, que abrangem desde a alfabetização até o ensino médio e uma biblioteca com mais de 1.000 títulos no acervo. Atualmente, há 200 reeducandos estudando.

Após conhecer a estrutura da unidade, os representantes do Sincomércio Piracicaba e do Sesc se dispuseram a elaborar uma proposta de parceria, para a implantação de práticas educacionais, culturais e esportivas nas dependências da Penitenciária. “É uma forma de humanizar ainda mais o tratamento dado ao reeducando e prepará-lo para uma melhor reinserção na sociedade”, explica o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.