SINCOMÉRCIO Piracicaba

Trajetórias

Jornalista Cecílio Elias Netto participa da terceira edição de projeto “Trajetórias” do Sesc Piracicaba.

Publicado em: 24/08/2016

Compartilhar esta página:

Encontro acontece nesta sexta, dia 26/8, e tem entrada aberta e gratuita ao público.
 
“Trajetórias: uma breve reflexão sobre nossas matrizes culturais”, projeto do Sesc que homenageia personalidades piracicabanas que contribuíram ativamente para o enriquecimento cultural da cidade, seja por despertarem reflexões ou desenvolverem novos conhecimentos capazes de fomentar novos olhares sobre nossas raízes, realiza nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, a terceira edição com a participação do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto. O encontro acontecerá a partir das 18h, no Teatro do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita e conta com o apoio da TV USP/Piracicaba.
 
 
Na segunda edição, que aconteceu em julho, o projeto recebeu a artista naïf, escritora, contadora e escritora, Carmela Pereira que falou sobre sua história de vida, a perda dos pais, o encontro com o Saci Pererê e, claro, sua participação em várias edições da Bienal Naïfs do Brasil promovida pelo Sesc Piracicaba. A proposta de “Trajetórias”, que tem curadoria e mediação do jornalista piracicabano Romualdo da Cruz Filho, é compartilhar histórias de protagonistas em suas áreas de atuação, tendo como ponto de partida aspectos da vida profissional, o cotidiano e a dimensão pública que os colocam em sintonia com as gerações atuais e as questões instigantes da contemporaneidade.
 
 
“Nós queremos também pensar sobre a velhice e as lembranças que marcaram o tempo, sobretudo diante de personalidades que tanto produzem e contribuem para o legado cultural e histórico de Piracicaba”, comenta Adriano da Costa, programador cultural e responsável pelo projeto no Sesc Piracicaba.
 
 
 
A cada encontro, os convidados, escolhidos a partir de critérios como idade, reconhecimento público e a vasta produção nas diversas linguagens artísticas, falarão sobre sua formação, os caminhos escolhidos nesta trajetória da vida, histórias profissionais e pessoais, as grandes inspirações e a relação que eles têm com o envelhecimento.  A próxima edição acontecerá em outubro com Francisco Cock Fontanella, professor doutor em Filosofia da Educação e, em dezembro, encerramento com a historiadora, doutora em História Social do Brasil pela USP, Marly Therezinha Germano Perecin.
Cecílio Elias Netto – Texto de Romualdo da Cruz Filho
 
 
Polêmico e muito ativo, tem paixão pela cidade e seu patrimônio imaterial, além de uma excelente retórica, o jornalista deixou sua marca como editorialista. Além da política,  escreveu vários romances de costume, importantes para compreendermos a tradição local. O objetivo maior da conversa será retratar do jornalismo político, especialmente dos anos 60, quando ele era editor do jornal Folha de Piracicaba e escrevia editoriais críticos e vibrantes, altamente polêmicos, envolvendo autoridades públicas e escândalos morais.
 
 
A conversa não girará em torno de suas escolhas políticas, mas sobre o seu estilo passional e provocador, que o transformou em um jornalista temido exatamente por aqueles que se dispunham a assumir altos cargos públicos na cidade. Houve, inclusive, como conta a lenda, momentos de altíssima combustão, quando alguns citados em seus textos se viram enfurecidos e pensaram até em tirar satisfações das mais diversas formas com o “detrator”. Houve um caso específico que redundou inclusive em ameaça física e de morte.
 
 
A mesma passionalidade observada nesses editoriais se encontra em sua produção artística. Esta é uma de suas marcas, para não dizer a mais importante. Gostaríamos que o escritor nos contasse um pouco sobre seu estilo, se é um traço herdado de família ou se tornou mesmo uma obstinação por escolha estética, que acabou contaminando e enriquecendo sua visão de mundo, seu sentimento em relação às pessoas da vida real, enfim, toda sua produção.
 
 
Como complemento desse trabalho, vamos apresentar um esquete teatral em que o jornalista estará escrevendo um dos seus mais calorosos editoriais, a ser publicado na Folha de Piracicaba, e sente aquela emoção inerente ao trabalho criativo e intelectual, numa mescla de emoção em que fica indefinido o aspecto mais relevante, se a força da linguagem criativa no limiar entre a poesia e da prosa, ou a postura rigorosa contra seus adversários políticos, os quais provocam com seus dotes literários.
 
SERVIÇO
IDOSOS
Trajetórias: uma breve reflexão sobre nossas matrizes culturais
Com Cecílio Elias Netto
Quando: 26 de agosto, sexta, 18h.
Quanto: Grátis.
Onde: Teatro do Sesc Piracicaba.
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Classificação: Livre para todos os públicos.