SINCOMÉRCIO Piracicaba

Show internacional

Sesc Jazz traz nomes consagrados para Piracicaba

Publicado em: 17/08/2018

Compartilhar esta página:

O jazz envolve plateias (e as amplia) desde seu surgimento, em meados do século XIX no Mississipi, sudeste dos Estados Unidos. Marcado pela improvisação e o swing, o ritmo, que tem suas raízes na música negra, se expandiu e conquistou o mundo, absorvendo culturas e fundindo-se com outros gêneros. Sempre prezando a liberdade artística, ele está presente na programação do Sesc São Paulo desde a década de 1980 e ganha ainda mais visibilidade no estado de São Paulo com o Sesc Jazz, que, de 14 de agosto e 2 de setembro de 2018, recebe 22 atrações musicais nacionais e internacionais, em 11 unidades. Em Piracicaba os shows acontecem de 23 a 25 de agosto e apresentam ao público seis atrações nacionais e internacionais.

A programação abarca vertentes e fusões do estilo com a música erudita, blues, funk, soul, r&b, pop, rock, hip-hop, música eletrônica, samba, choro, gafieira e outras expressões regionais dos países participantes.  Busca expandir esses múltiplos universos e entender como essa música, oriunda da diáspora negra, assume várias faces em cada lugar onde é interpretada.

O veterano paulista Dom Salvador por exemplo, nascido na vizinha Rio Claro, é destaque na cena jazzística mundial desde a década de 1960 ao lado da Abolição, e apresenta com seu sexteto uma aula de samba-jazz com a perfeita intersecção entre as criações norte-americanas e a levada sincopada da música brasileira. Completando o lineup nacional, o coletivo Dorival, formado por Tutty Moreno, Rodolfo Stroeter, André Mehmari e Nailor "Proveta" Azevedo renova e homenageia a obra de Caymmi por meio arranjos próprios e improvisos jazzísticos.

Da Noruega vem a Time Is a Blind Guide, banda liderada pelo baterista Thomas Strønen que atua como um conjunto de câmara, com músicos livres para improvisar sobre composições cujas influências vão do jazz à música japonesa.  Dos Estados Unidos, Now is Now,  trio liderado pelo pianista Jason Lindner, que participou do último disco de David Bowie, Blackstar (2016), e é conhecido por suas misturas de hard bop, bebop, hip-hop e eletrônica. Da Espanha, a cantora Buika, de volta ao país com sua mescla de jazz, copla, flamenco, ritmos africanos, cubanos, soul e música pop que já rendeu um Grammy Latino. Completando os internacionais, a pianista canadense Renee Rosnes, que tem no currículo mais de 20 álbuns  gravados e apresentações ao lado de nomes como Joe Henderson, Wayne Shorter, Bobby Hutcherson e Ron Carter.

Para arrematar o clima jazzy, a Comedoria do Sesc Piracicaba preparou um cardápio especial com a temática "New Orleans" para o período do evento. O destaque vai para os sanduíches: Po´boy, de queijo empanado, e o Muffuletta, com embutidos artesanais, além de Bananas Foster e mix de raiz e sementes. 

Segundo o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “o Sesc Jazz conecta-se à missão do Sesc em contribuir com a formação e a expansão de plateias e o pensamento artístico e cultural de seu público, oferecendo uma programação abrangente que dialoga entre o clássico e a vanguarda, enquanto promove também a circulação de músicos nacionais e internacionais pelo interior do estado”.

Mais sobre as atrações:

Buika (Espanha)

A cantora espanhola Buika mescla jazz, copla, flamenco, ritmos africanos, cubanos, soul e música pop num estilo único, que lhe rendeu um Grammy Latino. Além de nove álbuns, Buika fez participações em filmes, escreveu livros de poesia e colaborou com Jason Mraz, Pat Metheny e Chucho Valdés, entre outros.

Dom Salvador Sexteto (Brasil)

O pianista paulista Dom Salvador resgata a parceria com o baixista Sérgio Barrozo, companheiro no grupo de samba-jazz Rio 65 Trio. Importante pianista de bossa e jazz na década de 1960, Dom Salvador e a banda Abolição ficaram famosos por fazerem a mistura de jazz, funk, soul e choro que influenciou o movimento black Rio.  

Dorival (Brasil)

O baterista Tutty Moreno, o contrabaixista Rodolfo Stroeter, o saxofonista e clarinetista Nailor "Proveta" Azevedo e o pianista André Mehmari revisitam o repertório de Dorival Caymmi, por meio de improvisos jazzísticos, interpretações livres e arranjos primorosos para clássicos do compositor baiano registrados no disco Dorival.    

Now vs Now (Estados Unidos)

O pianista Jason Lindner toca electro jazz, mesclando hard bop, bebop, hip-hop e eletrônica. Integrante da big band do clube Smalls, em Nova York, nos anos 1990, acompanhou artistas como a cantora Meshell Ndegeocello, além de ter participado do último disco de David Bowie, Blackstar (2016), pelo qual ganhou dois prêmios Grammy.

Renee Rosnes (Canadá)

A pianista canadense Renee Rosnes tem um trabalho consistente, registrado em mais de 20 álbuns sozinha ou em parcerias com Joe Henderson, Wayne Shorter, Bobby Hutcherson e Ron Carter. Em seu repertório, destacam-se versões para standards e a criatividade de composições próprias, como as registradas em Beloved of the Sky (2018).

Time Is a Blind Guide (Thomas Strønen) (Noruega)

O baterista norueguês Thomas Strønen é o criador do quinteto Time Is a Blind Guide, cujas influências vão do jazz à música japonesa, registradas em álbuns como Lucus (2018), que reveza atmosferas abstratas e momentos enérgicos. Strønen já participou do duo de jazz eletrônico Food e das bandas Humcrush, Meadow e Monsters & Puppets.

SERVIÇO

SESC JAZZ

De 23 a 25 de agosto de 2018

23/8 qui 20h Sesc Piracicaba (Ginásio): Buika (Espanha)- 16 anos. $ 50 / 25 / 15*

23/8 qui 20h Sesc Piracicaba (Ginásio): Time Is a Blind Guide (Thomas Strønen) (Noruega) - 16 anos. $ 50 / 25 / 15*

24/8 sex 20h Sesc Piracicaba (Ginásio): Dom Salvador Sexteto (Brasil) - 16 anos. $ 50 / 25 / 15*

24/8 sex 20h Sesc Piracicaba (Ginásio): Dorival (Brasil) - 16 anos. $ 50 / 25 / 15*

25/8 sáb 20h Sesc Piracicaba (Ginásio): Now vs Now (Estados Unidos) -. 16 anos. $ 40 / 20 / 12*

25/8 sáb 20h Sesc Piracicaba (Ginásio): Renee Rosnes (Canadá) - 16 anos. $ 40 / 20 / 12*

* ingresso válido para os dois shows que acontecem, em sequência, na mesma data

Ingressos:

Venda online de ingressos disponível a partir das 14h do dia 26 de julho, quinta-feira, pelo Portal do Sesc

Venda presencial de ingressos disponível a partir das 17h30 do dia 27 de julho, sexta-feira, nas bilheterias das unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

 Limite de 4 ingressos por pessoa.