ESTUDO INÉDITO

13º salário deve injetar até R$ 360,4 milhões na economia de Piracicaba

Publicado em: 08/11/2017

Estudo inédito do Sincomércio Piracicaba e FecomercioSP mostra que benefício é importante para consumidores e empresários, principalmente em momentos de reação econômica

Piracicaba, 08 de novembro de 2017 - O décimo terceiro salário dos trabalhadores formais de Piracicaba deve injetar até R$ 360,4 milhões na economia local no final de 2017. De acordo com o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, trata-se de uma ótima oportunidade para os lojistas locais programarem as vendas de final de ano. “Em dezembro, o varejo fatura de 20% a 30% a mais do que a média dos outros meses do ano. Isso ocorre, pois, cerca de 1/3 do décimo terceiro salário é destinado ao consumo, principalmente na compra de presentes e ceia de Natal e Reveillon”, explica.

O estudo inédito, feito pelo Sincomércio Piracicaba em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem como base os dados da Relação Anual de Informações sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo as Entidades, é importante frisar que a injeção monetária do 13º é um alento aos consumidores e empresários, principalmente em períodos de reação econômica, como o atual. "O benefício favorece consumidores a regularizarem dívidas, em atraso ou não, e a retomar o consumo. Além disso, o 13°é o responsável pelo Natal ser a principal data especial do varejo, garantindo maior giro de caixa e, também, de estoques, algo essencial em todos os momentos, mas principalmente após um período de retração", avalia o assessor econômico da FecomercioSP, Jaime Vasconcellos.

O montante previsto foi calculado a partir da massa salarial média paga aos cerca de 126 mil trabalhadores com carteira assinada no município, e representa um aumento de 0,5% em relação ao impacto aferido em 2016. Vale ressaltar que no cálculo não foram considerados os recursos recebidos pelos aposentados e pensionistas já que, nestes casos, boa parte do 13º foi pago antecipadamente.