ICC de março

Após subir por dois meses seguidos, Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano tem forte queda

Publicado em: 22/03/2018

O recuo foi de 19,9% em relação a fevereiro e de 13,9% na comparação com março/17

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), caiu com força em março, tanto na comparação com fevereiro (19,9%), quanto com o mesmo mês do ano passado (13,9%). O recuo vem depois de duas altas mensais consecutivas, deixando o Índice em 105,2.

Apesar da queda, o ICC, acima dos 100 pontos, ainda reflete otimismo do consumidor piracicabano. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a queda no ICC de março já é esperada. Isso porque em janeiro e fevereiro, a confiança ainda sofre os impactos positivos do pagamento do 13º salário e do reajuste do salário mínimo. “Com o esgotamento desses recursos aliado ao pagamento das despesas de início de ano como IPTU, IPVA e material escolar, é natural que o ocorra um ajuste em março”, explica o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) apresentou o maior recuo, de 22,3%, ao passar de 101,8 pontos em fevereiro para 79,1 em março. Já em relação a março/17, houve crescimento de 4,5%. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), baixou 18,9%, no mês e 20% em 12 meses, somando 122,6 pontos.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.