Natal

Comércio abre em 8 de dezembro, dando início ao horário especial de Final de Ano

Publicado em: 04/12/2017

O Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista) anuncia que as lojas do centro e corredores comerciais abrem no feriado de 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, das 9h às 17h. Os estabelecimentos do Shopping Piracicaba funcionam das 12h às 20h.
            No sábado, 9 de dezembro, o comércio de rua pode ficar aberto até às 18h, pois é o primeiro final de semana após o quinto dia útil.
            Esses horários, assim como a abertura especial em dezembro, foram definidos juntamente com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba, em convenção coletiva assinada em novembro.
            De acordo com o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, os horários especiais visam atender os clientes, que terão mais oportunidade de compras e também incrementar as vendas para os lojistas e seus funcionários. “Todos saem ganhando, o comércio vende mais, movimenta a economia da cidade e os clientes saem satisfeitos”.
            A partir de 11 de dezembro, tem início oficialmente o horário especial de Natal. Até o dia 23 de dezembro, de segunda à sexta-feira, as lojas do centro de corredores comerciais abrem das 9 às 22 horas e aos sábados até às 18 horas. Nos domingos, 17 e 24 de dezembro, funcionam das 9 às 17 horas. Nos dias 25 e 26 de dezembro e 1º e 2 de janeiro de 2018, o comércio de rua e corredores não funciona, como compensação dos domingos trabalhados em dezembro.

Aumento das vendas

A diretoria do Sincomércio Piracicaba estima que as vendas em dezembro em Piracicaba sejam 5% superiores às do ano passado. “É importante frisar quem em 2016 tivemos uma base de comparação fraca, mas com a paulatina retomada do crescimento econômico os consumidores estão mais otimistas e devem gastar mais em 2017. Essa percepção também é confirmada pelo Índice de Confiança do Consumidor, medido mensalmente pelo Sindicato”, explica Nozella.
            De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento do comércio varejista no Estado de São Paulo em dezembro deve atingir R$ 65,1 bilhões, alta de 4% na comparação com o mesmo período de 2016. Este pode ser o segundo melhor mês de dezembro de toda a série, iniciada em 2008, somente inferior ao volume de vendas registrado no mês do Natal de 2013, quando alcançou R$ 66,4 bilhões.
            Para a região de Campinas, que compreende Piracicaba e as demais cidades atendidas pelo Sincomércio, a alta esperada também é de 4%, com volume de vendas de R$ 5,58 bilhões.
            De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o que mais colabora para o crescimento das vendas que ocorre em dezembro em comparação aos demais meses é a injeção do décimo terceiro salário na economia, que, em 2017, tende a ser 4,6% maior do que o volume pago em 2016, já descontada a inflação. O salário médio também subiu e deverá contribuir para o bom resultado do período.