Feriados de novembro

Comércio de Piracicaba fecha em Finados

Publicado em: 31/10/2018

No Dia da Proclamação da República e da Consciência Negra as lojas funcionam das 9h às 16h

O Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista) informa que as lojas do centro da cidade e corredores comerciais estarão fechadas no Dia de Finados, em 2 de novembro. Já no feriado em comemoração à Proclamação da República, em 15 de novembro (quinta-feira) e ao Dia da Consciência Negra, 20 (terça-feira), o comércio funciona das 9 às 16 horas.

Os estabelecimentos do Shopping Piracicaba estão autorizados a abrir nos três feriados, das 12h às 20h e os supermercados têm escala própria. O funcionamento das lojas nos feriados e em datas especiais é resultado de acordo feito entre o Sincomércio Piracicaba e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba).

Black Friday

Os smartphones, produtos de informática, eletrodomésticos e eletrônicos devem ser os itens com maiores vendas na Black Friday, que acontece em 23 de novembro, segundo expectativa do Conselho de Comércio Eletrônico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). "Juntas, tais categorias representam perto de 60% do volume financeiro da Black Friday", comenta o presidente do Conselho e diretor de relações institucionais da Ebit|Nielsen, Pedro Guasti.

De acordo com a FecomercioSP, os cenários eleitoral e econômico, em conjunto com a alta do dólar podendo pressionar os preços no varejo, estão influenciando os consumidores em relação às compras de bens de consumo, principalmente os duráveis. O mesmo comportamento pode ser previsto na Black Friday, a data comercial mais significativa para o comércio eletrônico.

Dados recém-divulgados da Ebit|Nielsen mostram que o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday em 2018, alta de 15% na comparação com o ano passado. O número de pedidos pode registrar uma expansão de 6,4%, indo de 3,76 milhões para 4 milhões. Já o tíquete médio deve ser de R$ 607,5, valor 8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 8 mil contribuintes e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.