Publicado em: 07/08/2018
Compartilhar esta página:
Vendas na região devem crescer 8% em relação a agosto do ano passado
O comércio de Piracicaba terá horário especial de funcionamento nas vésperas do Dia das Pais. Na sexta-feira, 10 de agosto, as lojas de rua e corredores comerciais abrem até às 22 horas e no sábado, 11, até às 18 horas. “Queremos facilitar a vida dos consumidores para comparem os presentes dos pais”, explica Itacir Nozella, presidente do Sincomércio Piracicaba.
	O comércio varejista na região de Campinas, que compreende Piracicaba, deve crescer 8% em agosto em comparação ao mesmo período de 2017. No mês que é comemorado o Dia dos Pais, o faturamento real do setor pode atingir R$ 4,97 bilhões, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
	
	Em agosto, o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve apresentar a maior taxa de crescimento nas vendas em relação ao ano anterior, de 178%.
| Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo | ||||
| Projeção do faturamento real para o mês de agosto de 2018 - Campinas | ||||
| Atividade | 
					Faturamento real | 
					ago-18/ | 
					acumulado | 
					acumulado | 
| Autopeças e acessórios | 143.205 | 6% | 6% | 7% | 
| Concessionárias | 799.696 | 4% | 11% | 10% | 
| Farmácias e perfumarias | 443.485 | 4% | 5% | 6% | 
| Eletrodomésticos, eletrônicos e L.D** | 409.644 | 178% | 143% | 83% | 
| Materiais de construção | 375.016 | 0% | 2% | 1% | 
| Lojas de móveis e decoração | 93.089 | 1% | 8% | 7% | 
| Lojas de vestuário. Tecidos e calçados | 302.721 | -4% | -4% | -3% | 
| Supermercados | 1.406.562 | 0% | 1% | 2% | 
| Outras atividades | 1.000.646 | 5% | 6% | 5% | 
| Total do comércio varejista | 4.974.064 | 8% | 9% | 7% | 
| Fonte dos dados primários: Secretaria da Fazenda de Campinas de São Paulo | ||||
| * R$ mil à preços de Mai/18 **Lojas de Departamentos | ||||
Apesar do aumento esperado, a base de comparação de 2017 foi baixa, o que não traz tanto otimismo para o período. Segundo a FecomercioSP, o Dia dos Pais tende a ser uma data com volume de vendas bem inferior a outras, como Dia das Mães e Natal.
Além disso, agosto é um dos meses mais fracos para o varejo no segundo semestre. Outro fator a ser considerado é a sazonalidade, já que, tradicionalmente, as vendas do setor de vestuário caem em relação ao mês de julho. Por fim, agosto é o mês subsequente às férias, quando as famílias gastaram com viagens ou qualquer outro tipo de recreação ou atividade, o que implica redução da capacidade de consumo.
Sincomércio Piracicaba
O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 8 mil contribuintes e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.