Economia

Comércio de Piracicaba tem horário especial no Carnaval

Publicado em: 17/02/2020

Festa tem impacto positivo na economia do País

Apesar de o Carnaval não ser feriado, as lojas do centro e corredores comerciais têm horários diferenciados na data. No sábado e na segunda-feira, 22 e 24 de fevereiro, o funcionamento é normal. Na terça-feira, dia 25, os estabelecimentos fecham e na Quarta-feira de Cinzas, reabrem ao meio-dia.

No Shopping Piracicaba, as lojas funcionam normalmente no sábado, domingo e segunda-feira. Já na terça-feira, 25, a abertura dos estabelecimentos é das 12h às 20h e alimentação e lazer das 11h às 22h.

O horário especial foi definido em convenção coletiva do trabalho acordada entre o Sincomércio Piracicaba e Sindicato dos Empregados do Comércio.

Economia

As atividades turísticas relacionadas ao Carnaval deste ano deverão alcançar o maior o volume de receitas desde 2015, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em 2020, o principal evento do calendário turístico brasileiro deverá faturar cerca de R$ 8 bilhões, um aumento real de 1% em relação ao ano passado.

Segundo a CNC, a recuperação gradual da atividade econômica, combinada à inflação baixa, sugere um cenário positivo, com recuperação moderada dos serviços turísticos.

Os segmentos especializados em alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes (R$ 4,8 bilhões), as empresas de transporte de passageiros rodoviário, aéreo e de locação de veículos rodoviários (R$ 1,3 bilhão) e os serviços de hospedagem em hotéis e pousadas (R$ 861,3 milhões) responderão por mais de 88% de toda a receita gerada com a data. Regionalmente, Rio de Janeiro (R$ 2,68 bilhões), São Paulo (R$ 1,94 bilhão) e Bahia (R$ 1,36 bilhão) tendem a concentrar mais da metade da movimentação financeira durante o período