Horário do Comércio

Comércio de Piracicaba vai funcionar em horário especial no Dia dos Pais.

Publicado em: 08/08/2017

FecomercioSP estima alta de 8% nas vendas em agosto, na comparação com 2016
​
As lojas do centro da cidade e corredores comerciais vão abrir em horário especial no Dia dos Pais. Na sexta-feira, 11 de agosto, o comércio vai funcionar das 8 às 22 horas e no sábado, dia 12, das 9 às 18 horas.

Os horários estendidos em datas comemorativas são definidos conforme acordo coletivo, firmado entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba (Sincomerciários). “Queremos facilitar a vida dos consumidores que terão opções de datas para ir às compras e garantir o presente dos pais e também dos comerciantes que terão mais tempo para trabalhar”, explica Itacir Nozella, presidente do Sincomércio.

O Shopping Piracicaba e os supermercados trabalham com escalas próprias.

Vendas

Roupas, calçados, acessórios e eletrônicos são itens com preços atrativos para presentear neste Dia dos Pais. Alguns desses artigos apresentaram queda nos preços ou alta inferior à inflação de acordo com a Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Segundo projeções da Entidade, as vendas do varejo na região de Campinas em agosto podem ter aumento de 8%, um ponto percentual acima do estimado para no Estado de São Paulo, de 7%, em termos reais em relação a agosto do ano passado. No Estado, as vendas devem atingir R$ 52,3 bilhões, enquanto na região de Campinas, o montante está previsto em 4,6 bilhões no mês. A FecomercioSP esclarece que a estimativa é feita para as vendas efetuadas ao longo de todo o mês, não estando necessariamente embasada no movimento decorrente da data comemorativa. Para o Dia dos Pais, o aumento deve girar em torno de 5% no Estado de São Paulo.
O segmento de lojas de vestuário, tecidos e calçados, um dos mais beneficiados pelo Dia dos Pais, deve ter alta de 5% nas vendas em agosto em relação a 2016, assim como o de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos, cujo faturamento real deve crescer 15%. O crescimento esperado nas vendas dos dois ramos acontece principalmente pela baixa base comparativa: em agosto de 2016, houve quedas de 6,1% e 12,2% nas vendas das duas atividades, respectivamente.
Entre os eletrônicos, o microcomputador apresenta forte queda dos preços neste ano (-20,77%), já aparelhos de som e de DVDs caíram 3,63% e 2,76%, respectivamente, em relação a agosto de 2016. O preço do televisor subiu apenas 1,64% no acumulado dos últimos 12 meses até junho.
No grupo de vestuário e calçados, o agasalho masculino foi o que sofreu maior queda (-3,6%), seguido pela calça comprida masculina (-0,39%) e camisa/camiseta masculina (+2,29%).
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a combinação de elementos determinantes do consumo (queda da inflação, ciclo de cortes na taxa básica de juros e elevação na renda agrícola em decorrência do forte aumento de exportações de commodities, entre outros), impulsionaram a alta dos indicadores de confiança dos consumidores, o que gera um ambiente favorável ao crescimento das vendas.

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 8 mil contribuintes e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.