Compras

Comércio tem horário especial de funcionamento na Black Friday

Publicado em: 24/11/2021

As lojas do comércio piracicabano vão funcionar em horário especial para facilitar as compras na Black Friday.

No centro e corredores comerciais, os estabelecimentos podem abrir no dia 26 de novembro (sexta-feira), das 7h às 22h e no dia 27 de novembro (sábado): 7h às 18h.

Já no Shopping Piracicaba, as lojas estão autorizadas a funcionar nos dias 26 e 27 de novembro (sexta-feira e sábado), das 10h às 23h e em 28 de novembro (domingo), das 10h às 22h.

Os horários especiais de funcionamento foram definidos pela Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) 2020/22, assinada neste mês entre o Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio) e Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba (Sincomerciários).

Vendas

A Black Friday de 2021 deverá registrar a maior movimentação financeira desde que foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010. De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deverá movimentar R$ 3,93 bilhões no país. Confirmada essa expectativa, o faturamento das vendas on-line e presenciais apresentará crescimento de 3,8% em relação ao ano passado. No entanto, descontada a inflação, o volume deve apresentar um recuo de 6,5% pela primeira vez desde 2016.

Para o presidente da Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, ainda assim, as expectativas são positivas para a Black Friday, que já é a quinta data mais importante do setor.

Segundo a CNC, a projeção é que, neste ano, os segmentos de móveis,  eletrodomésticos, eletroeletrônicos e utilidades domésticas deverão responder por mais da metade (51,2%) da movimentação financeira prevista. Tendem a se destacar ainda os ramos de hiper e supermercados e de vestuário, calçados e acessórios.

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 13 mil representantes e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.