ICC

Confiança do consumidor piracicabano volta a subir, após três meses em queda.

Publicado em: 31/07/2017

ICC teve alta de 2,7% em julho

Piracicaba, 27 de julho de 2017 – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), voltou a crescer em julho, após três meses de quedas consecutivas. A alta mensal foi de 2,7%, atingindo 101,9 pontos em junho. Com esse resultado, pode-se considerar que o consumidor piracicabano está mais otimista em relação à economia. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Para o Sincomércio Piracicaba, a combinação positiva de elementos determinantes do consumo, como a queda da inflação e o ciclo de cortes na taxa básica de juros fundamentam a melhora nos indicadores de confiança dos consumidores. “Resta saber se essa recuperação se sustenta nos próximos meses dado o ambiente político incerto e o aumento de impostos recém anunciado pelo Governo cujo efeito ainda não foi captado pela pesquisa”, pondera Carlos Beltrame, gerente do Sindicato.

Desenvolvido com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o indicador é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC).

O ICEA ainda registrou queda, de 7,4%, ao passar de 64,8 pontos em maio para 60 pontos em junho, mostrando a insatisfação dos consumidores piracicabanos em relação às condições econômicas atuais. O IEC, por sua vez, aumentou, 6,3%, ao passar de 122,1 em maio para 129,8 pontos neste mês, mostrando otimismo quanto ao futuro.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.