Confiança do consumidor recua quase 7% em abril

Publicado em: 24/04/2017

Apesar da queda, indicador se mantém acima dos 100 pontos, revelando que os consumidores piracicabanos permanecem otimistas

Piracicaba, 17 de abril de 2017 – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), alcançou 113,9 pontos no mês de abril, queda de 6,9% em relação ao mês anterior (122,3 pontos), voltando ao patamar apurado em fevereiro. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). De acordo com o presidente do Sincomércio Piracicaba, José Maria Saes Rosa, os dados da pesquisa revelam que os piracicabanos estão otimistas, mas as incertezas políticas e econômicas ainda têm deixado o consumidor cauteloso na hora de fazer compras.

Desenvolvido com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o indicador é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC).

O ICEA registrou queda de 2,1% ao passar de 75,7 pontos em março para 74,1 pontos em abril, mostrando a insatisfação dos consumidores piracicabanos em relação às condições econômicas atuais. O IEC, após ter subido na apuração anterior, registrou forte queda de 8,4%, somando 140,4 pontos.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.