Consumidor piracicabano está otimista, aponta Sincomércio.

Publicado em: 22/02/2017

Pesquisa recém-lançada pelo Sincomércio Piracicaba indica, porém, cautela dos consumidores em relação ao cenário econômico atual

Piracicaba, 22 de fevereiro de 2017 – Em sua primeira edição, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), alcançou 114,3 pontos no mês de fevereiro. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total), o que indica que o piracicabano está otimista neste início de ano.

Desenvolvido com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o indicador é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC).

O ICEA registrou 78,2 pontos em fevereiro, traduzindo o sentimento de insatisfação dos consumidores piracicabanos em relação às condições econômicas atuais. Apesar de sentir os efeitos da crise econômica, o consumidor está confiante em relação ao futuro, percepção captada pelo IEC, que atingiu 138,4 pontos.

Tais resultados indicam que as pessoas estão receosas, mas ao mesmo tempo acreditam que o quadro econômico será mais favorável ao longo deste ano. As próximas edições do ICC ajudarão na verificação do “humor” do consumidor piracicabano e a acompanhar sua trajetória.

Metodologia

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde janeiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 1990, a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no País, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central dos Estados Unidos.