ICC de novembro

Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano se recupera e sobe 7%

Publicado em: 28/11/2017

Indicador, de 110,5 pontos, é o maior desde maio

Piracicaba, 28 de novembro de 2017 – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), apresentou boa recuperação em novembro, na comparação com outubro, atingindo 110,5 pontos, o maior índice desde maio (105,5). Essa escalada reflete uma melhora no otimismo do piracicabano tanto em relação às condições econômicas atuais, quanto futuras. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, essa alta é resultado do prosseguimento da recuperação da economia e da inflação e taxa de juros em queda. Para a assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o cenário político, que vinha atrapalhando a recuperação da confiança, parece mais estável e favorável, inclusive para o próximo ano.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) registrou elevação de 9,7%, ao passar de 78,9 pontos em outubro para 86,5 pontos em outubro. O Índice de Expectativas do Consumidor IEC, subiu 5,9%, indo de 119,5 em outubro para 126,5 pontos neste mês.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Índices e Segmentações

ICC Piracicaba - Pontos