ICC de fevereiro

Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano tem alta de 6,6% no mês e de 15% em 12 meses

Publicado em: 20/02/2018

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), subiu pelo segundo mês consecutivo, chegando ao maior valor da série, de 131,4 pontos. A alta registrada foi de 6,6% em relação a janeiro e de 15% na comparação com fevereiro de 2017, quando foi iniciada a pesquisa. O resultado mostra a melhora do otimismo do consumidor piracicabano.

Normalmente, no início do ano o ICC registra alta devido ao reajuste do salário mínimo. Além disso, na passagem de 2017 para 2018 alguns fatores contribuíram para um cenário mais positivo como a inflação fechando o ano abaixo do piso da meta, melhora no mercado de trabalho e boas perspectivas de crescimento econômico para este ano, explica a assessoria econômica da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) registrou alta de 3,9%, ao passar de 98 pontos em janeiro para 101,8 em fevereiro. Na comparação com fevereiro/17, a elevação foi de expressivos 30,2%. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), subiu 7,9%, no mês e 9,2% em 12 meses, somando 151,2 pontos.

Para o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, o aumento por dois meses seguidos e em relação ao ano anterior, reflete uma retomada de confiança na economia e nas expectativas de compra do piracicabano. “Apesar de janeiro e fevereiro serem considerados meses fracos para o comércio, já conseguimos ver uma melhora nas vendas”, completa.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).