ICC de janeiro

Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano tem forte alta em janeiro e é o maior da série

Publicado em: 22/01/2018

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), apresentou forte alta de 12,2% na primeira apuração de 2018, quando comparado ao do mês anterior, somando 123,3 pontos. Trata-se do maior índice verificado desde o início da série, em fevereiro do ano passado. O resultado mostra o aumento do otimismo do consumidor piracicabano.

Em dezembro e no início de janeiro, especificamente, observa-se uma forte melhora nas percepções em relação às condições econômicas atuais que pode ser explicada pela injeção dos recursos do décimo terceiro além da melhora geral do ambiente econômico com inflação baixa, explica a assessoria econômica da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Para o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, o forte aumento do ICC reflete otimismo em relação aos indicadores econômicos do ano passado e à expectativa de melhora em 2018. “Estamos confiantes de que a economia vai melhorar neste ano, beneficiando os resultados do varejo como um todo”, explica.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) registrou alta de 20,2%, ao passar de 81,6 pontos em dezembro para 98 em janeiro. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), subiu 8,9%, indo de 128,6 em dezembro para 140,1 pontos neste mês.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Índices e Segmentações

ICC Piracicaba - Pontos