SINCOMÉRCIO Piracicaba

Quem Somos

Missão

Representar e orientar de forma ética a classe patronal do varejo de Piracicaba e região, ajudando a promover seu desenvolvimento social, político, econômico e jurídico.

Visão

Ser um sindicato patronal diferenciado, capaz de disseminar conceitos de confiança, de fortalecer e ampliar as conquistas da classe, tornando-se assim um porto seguro para os empresários do setor de comércio, serviços e turismo.

Valores
  • Ética;
  • Excelência
  • Credibilidade;
  • Relacionamento;
  • Responsabilidade Social.

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região (Sincomércio Piracicaba) presta serviços aos comerciantes da cidade e região desde 1942. Atualmente, congrega cerca de 8.000 contribuintes em sete cidades - Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha.

O sindicato nasceu dos ideais de comerciantes locais que acreditavam na força da coletividade para crescer e prosperar e até os dias atuais sua diretoria luta pelos mesmos interesses da economia local.

É atribuição exclusiva do Sincomércio representar os empresários do comércio varejista nos entendimentos sobre convenções coletivas, negociando junto ao sindicato dos empregados do setor, quando necessário. Além disso, o Sindicato representa o varejo juntos aos poderes municipal, estadual e federal em propostas possam alteras as regras ou o funcionamento das empresas de Piracicaba e região.

O Sincomércio oferece uma série de benefícios e ações sociais a seus associados como assistência médica e odontológica, assessoria jurídica e colônias de férias, que estão listados neste guia.

Filiado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), o sindicato foi responsável pela articulação da vinda do Sesc, ainda na década de 1970 e posteriormente, nos anos 90, do Senac para Piracicaba, assim como da construção de sua nova sede, inaugurada em 2013.

Entre as grandes conquistas do Sindicato estão as articulações juntos ao poder público para melhorar o funcionamento do varejo piracicabano e da região. Sua diretoria trabalha ativamente para beneficiar os lojistas e também os consumidores, enfatizando sempre que o comércio e o setor de serviços são a mola propulsora da economia local e os segmentos que mais empregam no país e na cidade.

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região (Sincomércio Piracicaba) foi fundado em 1942 e o primeiro livro de registros de sócios contava 180 estabelecimentos associados entre lojas de fazendas e armarinhos, calçados, louças, secos e molhados, tecidos, gêneros alimentícios e chapelarias.

Os estabelecimentos que vendiam roupas prontas eram poucos, apenas quatro, enquanto os de tecidos e armarinhos contavam 22, mostrando a realidade da sociedade da época. A maioria, 59 lojas, estava na Rua Governador Pedro de Toledo e as demais nos arredores da área central. Algumas dessas lojas permanecem em atividade até hoje como as relojoarias Gatti e Consolmagno, a Casa Raya e a Joias Caruso.

O primeiro presidente foi André Ferraz de Sampaio, que já presidia na época a Associação Comercial da cidade.

José Maria Saes Rosa está à frente do sindicato desde abril de 1995, sendo o 12º presidente da entidade. Desde a posse ampliou a rede de empresas conveniadas para associados e contribuintes, passando a oferecer uma série de benefícios e ações sociais a seus membros como assistência médica e odontológica, assessoria jurídica e colônia de férias.

Outra grande vitória dessa diretoria foi a instalação em 2000 da Cintec (Câmara Intersindical de Conciliação Trabalhista do Comércio), criada com a participação do Sindicato dos Empregados no Comércio para conciliações entre patrões e empregados do setor. Desde então já resolveu mais de dez mil conflitos, sem a necessidade da Justiça do Trabalho, equivalente a 70% do total de processos.

De acordo com Saes Rosa, todos os acordos têm valor jurídico. “A resolução dos impasses trabalhistas em pouco mais de 10 dias, tem garantido rapidez, economia do tempo e de dinheiro, enquanto na Justiça do Trabalho uma audiência de conciliação é marcada após 60 dias e as ações podem demorar até dois anos.”

Em 2012, a entidade foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba pelos seus 70 anos. A solenidade foi de autoria do vereador José Pedro Leite da Silva e o evento contou com a participação de aproximadamente 50 convidados entre autoridades, diretores e colaboradores do sindicato.